Extra Aula - Odontologia Contra as Drogas - Lança Perfume "loló"

sexta-feira, 3 de abril de 2009
Postado por Odontologia Fama

DROGA
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.

Contra o uso de Drogas

Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar con
tra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência, o site da odontologia na fama apoia quaisquer campanhas contra o uso de droga, já que afeta diretamente a vida social e o psico-social da do paciente sendo um dever de todo profissional e sociedade.


O lança-perfume
É uma droga manufaturada com solventes químicos a base de cloreto de etila. A versão caseira chamado de "loló" é feita com uma combinação de éter(25%), clorofórmio(45%), álcool de cereais e/ou acetona(25%) e essência perfumada(5%).
Foi proibido no Brasil na década de 60 quando passou de brincadeira de carnaval à inalante. Antigamente usavam o lança-perfume no carnaval para borrifar nos foliões trazendo uma sensação fria, agradável e perfumada,mas quando foram registradas várias mortes por parada cardíaca ocorrida pela inalação do produto, foi proibido.
O lança-perfume acelera a freqüência cardíaca, podendo chegar até 180 batimentos por minuto.
Aparentemente inofensiva devido ao seu odor, esta droga destrói as células do cérebro e pode levar o usuário a ter desmaios ou em caso extremos até à morte através de parada cardíaca.

Efeitos

O efeito da droga é bem rápido variando de segundos a minutos no máximo e isso leva o usuário a inalar várias vezes consecutivas. Causa euforia, animação, excitação, tontura, perturbações auditivas e visuais, depressão do cérebro, confusão, desorientação, voz pastosa, visão embaraçada, perda de autocontrole, dor de cabeça, palidez, incoordenação ocular e motora, processos alucinatórios, surtos, convulsões, parada cardíaca e respiratória e óbito.
Ele age no sistema nerv
oso central e causa desde um pequeno zumbido até fortes alucinações, inicia 5 à 10 segundos após a inalação da droga e dura de 30 segundos a até 10 minutos.
  • Euforia e excitação.
  • O tato é alterado e pode levar a uma sensação de "estar voando".
  • Formigamento das extremidades, no caso, mãos e pés.
  • Formigamento da face.
  • Forte barulho no ouvido, na maioria dos casos e como uma das características da droga, o famoso "Tuim" (semelhante ao barulho de uma linha telefônica aguardando uma chamada), e com o uso continuo da droga algumas pessoas escutam o barulho semelhante o de um helicóptero (vum vum vum), ou o de uma ambulância.
  • Sensação de felicidade.
  • Vontade de rir.
  • Alucinações: se inalado em grandes quantidades a pessoa perde os sentidos, tem alucinações, sonhos, mas podendo sempre sofrer sérios danos causados por quedas ou por agir inconscientemente.
  • Após o efeito da droga, segue náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar.
  • No dia seguinte ou algumas horas depois podem surgir dores no estômago e uma sensação semelhante a uma ressaca.
  • Se inalado em grande quantidade, há uma forte tendência do usuário cuspir placas de sangue.
  • Se misturado a bebida pode causar coma profundo.
  • Se você chegar ao ponto de desmaiar, terá sonhos alucinantes e ao acordar não se recordará de nada e ficara "lesado" por um tempo,como se fosse uma espécie de ressaca
Pesquisas indicam que o uso não causa dependência física[carece de fontes], mas pode causar dependência psicológica e danos sérios ao sistema nervoso.

Saiba um pouco mais...
Uma versão tupiniquim do lança- perfume é um produto muito conhecido pelos adolescentes, é o "cheirinho" ou "loló" ou ainda " cheirinho da loló". Este é um preparado clandestino, à base de clorofôrmio mais éter. Mas sabe-se que quando estes "fabricantes" não encontram uma daquelas duas substâncias misturam qualquer outra coisa em substituição, o que traz complicações quando se tem casos de intoxicação aguda por esta mistura. Um outro inalante do gênero é poppers. Vendido em sex shops europeus, e com a propriedade de aguçar a excitação, é usado principalmente por gays que o aspiram no momento do orgasmo. É raro no Brasil. São vários os tipos de inalantes, os mais simples e baratos são os mais utilizados, e podem ser: gasolina, adesivos, fluido para isqueiro, acetona, cola de sapateiro, massa plástica clorofórmio, lança perfume ,éter, spray para cabelos e desodorantes.

Referências
Site Antidrogas
Site BrasilEscola
Site Wikepédia

Texto - Thierre Januth - Odontologia na Fama

7 comentários:

Hermes disse...

Todo e qualquer tipo de substância que provoque reações adversas no organismo, é considerada droga. Desde bebidas alcólicas, cigarros e entorpecentes em geral. Para recriminar, devemos considerar o que fazemos com nosso organismo a respeito de todas as drogas. A euforia e excitação vem desde drogas alucinógenas como até mesmo saltar de montanhas, com seus diferentes efeitos coláterais. Entretanto cabe a cada um desde que não interfira no espaço do outro saber o que consome ou pratica. "Antes de criticar olhe no espelho"

Odontologia Fama disse...

A Momentos na vida, que as palavras criam sentido, o verbo faz sua ligação, as ideias modificam e o pensamento transforma. E nesse momento que devemos encarar nossos pensamentos e nossas atitudes.
penso eu que nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado.
Concluo aqui, e deixo bem claro, que o meu objetivo não é criticar ninquem, Hoje o tema e lança perfume, amannha pode ser bebidas alcoolicas, ou qualquer coisa parecida; tudo foge dos padroes da sociedade.
Odontologia na FAMA é uma coisa...
Thierre Januth - Um academico da Faculdade mineirense, um pecador como qualquer outra pessoa.
Abraços
e Obrigado pela sua opinião

Chá das 6 disse...

sei lá.

cahierdemarie disse...

Hermes não fale mal do cigarro...
hauahauahuaahau
sério.. sei lá... não sou a favor das drogas.. só da maconha e eu nunca a usei... só acho que as pessoas hj em dia não sabem pq usam certos tipos de intorpecentes.. acham isso legal... empolgação.. depressão.. sei lá...não entendo ohhh.. pra mim só o cigarro mesmo.. já ta de bom tamanho..

Liipee disse...

cigarro não né ?
nada de drogas, vamos ver sem nenhum vicio, o que acha?
eu nunca usei nenhum tipo de droga..
bebi quanto tinha 13 anos, vinho, vomitei muito e nunca mais usei droga na minha vida.
não apóiio e sei que elas destroem muitas vidas, como destruiu a do meu pai, até agora.
:|

Victor disse...

Parabens pela texto, dontologia na fama/ thierry, tem sempre o dia que a ficha cai, melhor agora do que nunca
flwwwww

Remas Haytham disse...

شركة تخزين عفش بخميس مشيط
شركة عزل خزانات بخميس مشيط
شركة كشف تسربات المياه بالرياض
شركة غسيل خزانات بخميس مشيط
شركة صيانة مسابح بخميس مشيط
شركة تنظيف الاثاث بخميس مشيط
شركة جلي بلاط بخميس مشيط
شركة تنظيف شقق بخميس مشيط
شركة نقل عفش بخميس مشيط
شركة تنظيف موكيت بخميس مشيط
شركة تنظيف مجالس بخميس مشيط
شركة تنظيف مسابح بخميس مشيط
شركة تنظيف بيوت بخميس مشيط
شركات مكافحة النمل الابيض بالرياض
شركة مكافحة حشرات بالرياض