Extra Aula - Odontologia Contra as Drogas - Lança Perfume "loló"

sexta-feira, 3 de abril de 2009
Postado por Odontologia Fama

DROGA
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.

Contra o uso de Drogas

Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar con
tra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência, o site da odontologia na fama apoia quaisquer campanhas contra o uso de droga, já que afeta diretamente a vida social e o psico-social da do paciente sendo um dever de todo profissional e sociedade.


O lança-perfume
É uma droga manufaturada com solventes químicos a base de cloreto de etila. A versão caseira chamado de "loló" é feita com uma combinação de éter(25%), clorofórmio(45%), álcool de cereais e/ou acetona(25%) e essência perfumada(5%).
Foi proibido no Brasil na década de 60 quando passou de brincadeira de carnaval à inalante. Antigamente usavam o lança-perfume no carnaval para borrifar nos foliões trazendo uma sensação fria, agradável e perfumada,mas quando foram registradas várias mortes por parada cardíaca ocorrida pela inalação do produto, foi proibido.
O lança-perfume acelera a freqüência cardíaca, podendo chegar até 180 batimentos por minuto.
Aparentemente inofensiva devido ao seu odor, esta droga destrói as células do cérebro e pode levar o usuário a ter desmaios ou em caso extremos até à morte através de parada cardíaca.

Efeitos

O efeito da droga é bem rápido variando de segundos a minutos no máximo e isso leva o usuário a inalar várias vezes consecutivas. Causa euforia, animação, excitação, tontura, perturbações auditivas e visuais, depressão do cérebro, confusão, desorientação, voz pastosa, visão embaraçada, perda de autocontrole, dor de cabeça, palidez, incoordenação ocular e motora, processos alucinatórios, surtos, convulsões, parada cardíaca e respiratória e óbito.
Ele age no sistema nerv
oso central e causa desde um pequeno zumbido até fortes alucinações, inicia 5 à 10 segundos após a inalação da droga e dura de 30 segundos a até 10 minutos.
  • Euforia e excitação.
  • O tato é alterado e pode levar a uma sensação de "estar voando".
  • Formigamento das extremidades, no caso, mãos e pés.
  • Formigamento da face.
  • Forte barulho no ouvido, na maioria dos casos e como uma das características da droga, o famoso "Tuim" (semelhante ao barulho de uma linha telefônica aguardando uma chamada), e com o uso continuo da droga algumas pessoas escutam o barulho semelhante o de um helicóptero (vum vum vum), ou o de uma ambulância.
  • Sensação de felicidade.
  • Vontade de rir.
  • Alucinações: se inalado em grandes quantidades a pessoa perde os sentidos, tem alucinações, sonhos, mas podendo sempre sofrer sérios danos causados por quedas ou por agir inconscientemente.
  • Após o efeito da droga, segue náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar.
  • No dia seguinte ou algumas horas depois podem surgir dores no estômago e uma sensação semelhante a uma ressaca.
  • Se inalado em grande quantidade, há uma forte tendência do usuário cuspir placas de sangue.
  • Se misturado a bebida pode causar coma profundo.
  • Se você chegar ao ponto de desmaiar, terá sonhos alucinantes e ao acordar não se recordará de nada e ficara "lesado" por um tempo,como se fosse uma espécie de ressaca
Pesquisas indicam que o uso não causa dependência física[carece de fontes], mas pode causar dependência psicológica e danos sérios ao sistema nervoso.

Saiba um pouco mais...
Uma versão tupiniquim do lança- perfume é um produto muito conhecido pelos adolescentes, é o "cheirinho" ou "loló" ou ainda " cheirinho da loló". Este é um preparado clandestino, à base de clorofôrmio mais éter. Mas sabe-se que quando estes "fabricantes" não encontram uma daquelas duas substâncias misturam qualquer outra coisa em substituição, o que traz complicações quando se tem casos de intoxicação aguda por esta mistura. Um outro inalante do gênero é poppers. Vendido em sex shops europeus, e com a propriedade de aguçar a excitação, é usado principalmente por gays que o aspiram no momento do orgasmo. É raro no Brasil. São vários os tipos de inalantes, os mais simples e baratos são os mais utilizados, e podem ser: gasolina, adesivos, fluido para isqueiro, acetona, cola de sapateiro, massa plástica clorofórmio, lança perfume ,éter, spray para cabelos e desodorantes.

Referências
Site Antidrogas
Site BrasilEscola
Site Wikepédia

Texto - Thierre Januth - Odontologia na Fama

6 comentários:

Hermes disse...

Todo e qualquer tipo de substância que provoque reações adversas no organismo, é considerada droga. Desde bebidas alcólicas, cigarros e entorpecentes em geral. Para recriminar, devemos considerar o que fazemos com nosso organismo a respeito de todas as drogas. A euforia e excitação vem desde drogas alucinógenas como até mesmo saltar de montanhas, com seus diferentes efeitos coláterais. Entretanto cabe a cada um desde que não interfira no espaço do outro saber o que consome ou pratica. "Antes de criticar olhe no espelho"

Odontologia Fama disse...

A Momentos na vida, que as palavras criam sentido, o verbo faz sua ligação, as ideias modificam e o pensamento transforma. E nesse momento que devemos encarar nossos pensamentos e nossas atitudes.
penso eu que nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado.
Concluo aqui, e deixo bem claro, que o meu objetivo não é criticar ninquem, Hoje o tema e lança perfume, amannha pode ser bebidas alcoolicas, ou qualquer coisa parecida; tudo foge dos padroes da sociedade.
Odontologia na FAMA é uma coisa...
Thierre Januth - Um academico da Faculdade mineirense, um pecador como qualquer outra pessoa.
Abraços
e Obrigado pela sua opinião

Renan V. J. de Oliveira disse...

sei lá.

Anônimo disse...

Hermes não fale mal do cigarro...
hauahauahuaahau
sério.. sei lá... não sou a favor das drogas.. só da maconha e eu nunca a usei... só acho que as pessoas hj em dia não sabem pq usam certos tipos de intorpecentes.. acham isso legal... empolgação.. depressão.. sei lá...não entendo ohhh.. pra mim só o cigarro mesmo.. já ta de bom tamanho..

Liipee disse...

cigarro não né ?
nada de drogas, vamos ver sem nenhum vicio, o que acha?
eu nunca usei nenhum tipo de droga..
bebi quanto tinha 13 anos, vinho, vomitei muito e nunca mais usei droga na minha vida.
não apóiio e sei que elas destroem muitas vidas, como destruiu a do meu pai, até agora.
:|

Victor disse...

Parabens pela texto, dontologia na fama/ thierry, tem sempre o dia que a ficha cai, melhor agora do que nunca
flwwwww