Extra Aula - Psicologia - Condicionamento Operante

sábado, 20 de setembro de 2008
Postado por Odontologia Fama

Condicionamento Operante

Chama-se de condicionamento operante ao comportamento associado às suas consequências. Este Comportamento foi esquematizado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner e é o conceito central de sua teoria
O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que dará um resultado que, a partir de então, definirá a frequência daquele comportamento. Um exemplo do condicionamento operante é o exemplo do rato que percebe que ao ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do pombo que entende que ao acionar uma alavanca receberá comida. O pombo repetirá o movimento sempre que estiver com fome.
O comportamento pode ser reforçado por um estímulo reforçador (também chamado apenas de reforçador) que provocará o aumento de sua frequência. Reforçadores são positivos quando fortalecem o comportamento devido à adição de algum estímulo e negativos quando fortalecem o comportamento devido à subtração de algum estímulo. O processo pelo qual o comportamento é reforçado é chamado de reforçamento.
Comportamentos que possuem reforçadores em apenas certos contextos são chamados de SD e estabelecem a ocasião de respostas futuras. Comportamentos que não possuem reforçadores em certos contextos são chamados de S∆ e são estímulos que sinalizam a ausência de reforço.
Dois procedimentos tendem a diminuir a frequência de comportamentos: extinção e
punição. Na extinção, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforçadores contingentes a resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção).
Punições podem ser de dois tipos: por adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas, ou por subtracção (punição negativa), quando reforçadores positivos são subtraídos.
Cabe lembrar, que a técnica mais eficaz e recomendada para alterar comportamentos consiste na extinção e não na punição, considerando que esta última traz muitas consequências adversas.
Skinner - Condicionando o Pombo
Vídeo do You Tube... Acessem e Veja Mais...

4 comentários:

PCN disse...

Curti seu blog, várias curiosidades...

Márcio Ribeiro disse...

Gostei do seu blog! Porém, se me permite uma dica, a quantidade de termos técnicos dificulta o entendimento do assunto abordado para leigos. Eu faço direito, e como você, gosto de falar sobre o assunto que estudo, e consequentemente, mais domino. Por outro lado, depois de algum tempo, passei a diminuír o uso de termos jurídicos, e senti uma melhor aceitação dos leitores e consequente aumento de visitas.

É só uma dica para melhorar o que ja ta bom, ok.

http://comideiaseideais.blogspot.com

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Pois é. Esse cara é diretor da escola do Bart, né?

Remas Haytham disse...



شركة كشف تسربات المياه بالرياض
شركة كشف تسربات المياه بالرياض
شركة تنظيف حشرات بالرياض
شركة كشف تسربات المياه شمال الرياض
شركة كشف تسربات المياه شرق الرياض
شركة كشف تسربات المياه غرب الرياض
شركة كشف تسربات المياه جنوب الرياض
كشف تسرب المياه بالرياض دليل
اسعار كشف تسربت المياه
كشف تسربات المياه بالرياض عماله فلبينيه
جهاز كشف تسرب المياه
شركة تنظيف منازل بالرياض